África em nós
Introdução
Formar cidadãos que respeitem e valorizem as diferenças humanas é condição essencial para o futuro de todos.
Sabendo que nossa herança cultural e histórica é muito diversificada, devemos considerar esta diversidade nos espaços em que estamos inseridos.
A realidade brasileira é plural e dentro dessa pluralidade, encontra-se a vertente africana com suas peculiaridades significativas.
Muitos de nossos costumes vieram da África, tais como: comidas, músicas,vocabulários, histórias e etc. Sendo assim, torna-se interessante conhecer o passado e a cultura desse povo, possibilitando a compreensão das diferenças e semelhanças em nossas raízes, respeitando-as e fortalecendo a formação da identidade cultural, favorecendo também o despertar de atitudes de respeito e valorização aoa próximo, reconhecendo assim as nossas diferenças e igualdade de direitos.
Tarefa
1ª Realizar dinâmica: Percepção da diversidade( percepção visual).
2ª Descrever oralmente o que sentiu ao realizar a atividade.
3ª Visitar o site: http://www.luana.com.br explorar e realizar a leitura de histórias em quadrinhos da Luana (primeira personagem afro-brasileira em quadrinhos).
4ª Acessar site: http://pt.wikipédia.org/wiki/heróisafricanos para conhecer algumas personalidades e heróis africanos.
5ª Listar e analisar alguns ditados populares, falas, apelidos que desqualificam de forma pervesa os seres humanos e enfatizam o preconceito.
6ª Trabalhando com o vídeo de Gilberto Gil e Chico Buarque em A máo da limpeza: Acessar vídeo no site: http://www.youtube.com Analise da letra da música e dramatização.
7ª Dividir a turma em grupos e realizar construção de cartazes com gravuras das: contribuições africanas para o povo brasileiro, figuras de pessoas negras que fizeram e fazem sucesso profissionalmente, tipos de cortes e penteados de cabelo.
Processo
- Conversa sobre o tema fazendo os seguintes questionamentos: O que sabem eo que querem saber sobre o assunto abordado.
- Ao som da música de Jorge Ben Jor e Arnaldes Antunes "cabelo", interpretada por Gal Costa. O aluno deverá tocar nos cabelos do colega que estiver na sua frente(dinâmica da percepção visual). Descrevendo características dos cabelos que sentiu. Ex: liso, crespo, preto, curto, longo e etc. e destacar as diferenças e semelhanças.
- Acessar o site: http://www.luana.com.br e conhecer a primeira personagem de quadrinhos afro brasileira e o seu criador Aroldo Macedo
- Acessar o site: http://pt.wikipédia.org/wiki/heróis sobre heróis africanos e conhecer grandes personalidades históricas do nosso país.
- Analisar ditados populares, falas e apelidos que desqualificam de maneira perversa os seres humanos e enfatizam o preconceito. Registrar em cartazes.
- Assistir vídeo no youtube "A mão da limpeza" dos cantores e compositores Gilberto Gil e Chico Buarque.
- Dramatização e interpretação das cenas do vídeo " A mão da limpeza".
Recursos
- computador/internet
- rádio
- cd
- cartazes
- revistas
Fontes de informação
Avaliação
A avaliação será realizada coletivamente através da obervação e acompanhamento das atividades realizadas. Os itens a serem avaliados serão a participação, o interesse, a assiduidade, organização, envolvimento e cumprimento das tarefas com criatividade.
Conclusão
Através desta atividade foi possível através do recurso da internet conhecer um pouco mais da nossa cultura, respeitando a diversidade existente em nossa formação. Os alunos foram capazes de analisar aspectos que fortalecem a discriminação e o preconceito percebendo-se como diferente e belo neste contexto culural e diverso que vivemos.
Créditos
-
Música: "Cabelo" de Jorge Ben Jor e Arnaldo Antunes, interpretada por Gal Costa.
-
Webequest criada pela professora Rosilene Zuanny.
-
Imagens: literaturainfantilafrobrasil.blog.com , clic.ig.com.br
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário