quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dimensão Estruturante das Tecnologias na Educação

Dimensão Estruturante das Tecnologias na Educação
Os recursos tecnologicos fazem parte do novo contexto educacional, entretanto grande parte dos educadores ainda desconhece o seu uso ou as utilizam de maneira equivocada, não percebendo o potencial deste.
Na perspectiva de alguns professores a tecnologia é utilizada apenas como ferramentas para dinamizar em incrementar as aulas, a exemplo de alguns recursos de multimídias, como: softers educativos, onde os alunos não constroem novos saberes, apenas reproduzem comandos, reforçando práticas já existentes, caracterizando a aprendizagem como mecânica e sem significado. Entretanto a perspectiva estruturante refere-se ao uso das tecnologias de forma a permitir ao aluno o desenvolvimento da criatividade e da construção de novos saberes através da interação com os recursos tecnológicos.
Diante da possibilidade de favorecer ao educador novas formas de aprendizagem, o professor deve reavaliar a sua prática no sentido de percebe-se como mediador na interação entre alunos e as tecnologias existentes na escola, desta forma os recursos tecnológicos deixarão de ser visto como ferramentas e sala de aula se tornará de fato um espaço desafiador que promova o desenvolvimento da autonimia , criatividade e criticidade do aluno.
Apesar deste novo olhar, os desafios enfrentados pelos educadores são muitos, a de se refletir sobre as realidades das escolas, onde os professores encontram variadas situações que impossibilitam o uso das tecnologias, como: falta de laboratórios de informática e equipamentos que favoreça o acesso a esta nova forma de ensinar. Por outro lado, o educador não pode ficar a margem desta realidade educacional, devendo buscar maneiras de apropriar-se da tecnológia incorporando-as a sua prática, portanto o investimento na formação dos educadores se faz urgente, pois é preciso caminhar no sentido de promover uma educação de qualidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário