Dimensão Estruturante das Tecnologias na Educação
Os recursos tecnologicos fazem parte do novo contexto educacional, entretanto grande parte dos educadores ainda desconhece o seu uso ou as utilizam de maneira equivocada, não percebendo o potencial deste.
Na perspectiva de alguns professores a tecnologia é utilizada apenas como ferramentas para dinamizar em incrementar as aulas, a exemplo de alguns recursos de multimídias, como: softers educativos, onde os alunos não constroem novos saberes, apenas reproduzem comandos, reforçando práticas já existentes, caracterizando a aprendizagem como mecânica e sem significado. Entretanto a perspectiva estruturante refere-se ao uso das tecnologias de forma a permitir ao aluno o desenvolvimento da criatividade e da construção de novos saberes através da interação com os recursos tecnológicos.
Diante da possibilidade de favorecer ao educador novas formas de aprendizagem, o professor deve reavaliar a sua prática no sentido de percebe-se como mediador na interação entre alunos e as tecnologias existentes na escola, desta forma os recursos tecnológicos deixarão de ser visto como ferramentas e sala de aula se tornará de fato um espaço desafiador que promova o desenvolvimento da autonimia , criatividade e criticidade do aluno.
Apesar deste novo olhar, os desafios enfrentados pelos educadores são muitos, a de se refletir sobre as realidades das escolas, onde os professores encontram variadas situações que impossibilitam o uso das tecnologias, como: falta de laboratórios de informática e equipamentos que favoreça o acesso a esta nova forma de ensinar. Por outro lado, o educador não pode ficar a margem desta realidade educacional, devendo buscar maneiras de apropriar-se da tecnológia incorporando-as a sua prática, portanto o investimento na formação dos educadores se faz urgente, pois é preciso caminhar no sentido de promover uma educação de qualidade para todos.
Apesar deste novo olhar, os desafios enfrentados pelos educadores são muitos, a de se refletir sobre as realidades das escolas, onde os professores encontram variadas situações que impossibilitam o uso das tecnologias, como: falta de laboratórios de informática e equipamentos que favoreça o acesso a esta nova forma de ensinar. Por outro lado, o educador não pode ficar a margem desta realidade educacional, devendo buscar maneiras de apropriar-se da tecnológia incorporando-as a sua prática, portanto o investimento na formação dos educadores se faz urgente, pois é preciso caminhar no sentido de promover uma educação de qualidade para todos.
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