quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Resenha

Resenho do livro "O QUE É O VIRTUAL" do escritor francês Pierre Lévy

O livro O que é o virtual? Publicado em 1996, pelo filósofo francês Pierre Lévy aborda a questão do desenvolvimento científico e tecnólogico buscando definir o cenceito de virtualização.
De forma bastante humanística, propõe em seu livro um diálogo entre a ciência, aproximando conhecimento de informática, com filosofia, história, artes e também, como a sociologia moderna.
O livro nos remete a reflexão sobre o uso dos recursos tecnológicos, onde o autor utiliza o termo reducionista ao referir-se ao modo como utilizamos estes, banalizando o seu uso, concebendo-os apenas como meras ferramentas, deixando de aproveitá-las como potencializadoras de informações e conhecimento.
Através de uma abordagem conceitual o autor define e esclarece a relação entre alguns termos, como virtual, real e atual, afirmando que há na verdade uma contraposição entre virtual e atual, o virtual ao contrário do que muitos consideram como abstrato, é o que se concretiza.
Segundo o autor o surgimento da comunicação em suas expressões, como a linguagem escrita e oral, o alfabeto, a impresa destacam-se como exemplos de virtualização, que vem se ampliando com o avanço das comunicações tecnológicas e a proposta de interação entre ambas. Para ele, a virtualização está intimamente associada à busca da hominização, ou seja, do processo evolutivo da humanidade.
Lévy utiliza termos como desterritorialização, expressão utilizada por ele para definir a possibilidade de desprendimento a partir dos equipamentos tecnólogicos de comunicação estando conectados ao mesmo tempo em espaços diferentes através da telepresença, independente da distância.
Acredito que a leitura deste livro é de grande relevância para os educadores que buscam novas formas de incrementar a sua prática pedagógica, Contudo é preciso que estes sejam capacitados para conhecer e valorizar a contribuição dos recursos tecnológicos na atividade educativa, somando esforços para que os alunos apresentem um bom desempenho escolar. Para aqueles leitores, que também buscam estar antenados com as transformações na modernidade, compreendendo a virtualização como um processo que caminha junto com a evolução, a leitura deste livro traz uma abordagem bastante explicativa e significativa, à medida que nos mostra o movimento virtual, como processo integrador para a formação do ser, enquanto agente transformador da sociedade.
Rosilene Zuanny

Nenhum comentário:

Postar um comentário